-
Arquitetos: Pablo Lanza Arquitetura
- Área: 887 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Avanti Tapetes, Beto Koplel, Construflama, DNK Marmores, Frio service, GPS Esquadrias, Guccelo Pedras, Interbagno, King Jardim, Madeireira Santa Rita, Mineração darcy, Oficina do paisagista, Palimanan, Scaravelli e Savioli, pro clima
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em terreno retangular e de acentuado declive, este projeto buscou atender as necessidades de uma família paulistana que procura lazer e repouso aos finais de semana. Em privilegiada localização, com vista e orientação norte aos fundos, a principal solicitação dos futuros moradores foi uma casa aconchegante, aberta, ampla e contemplando duas principais atividades: os esportes e as festas.
Com a dissemelhança entre os dois usos solicitados, nossa estratégia foi a implantação em posições opostas dessas áreas, tendo a ampla varanda como o elemento organizador funcional, estético e estrutural. Para o uso dos esportes foi especificado o programa de uma academia completa, uma quadra de beach tennis, meia quadra de basquete, uma piscina grande, sauna seca e um Spa. Para os momentos de festa, foi solicitado um grande espaço gourmet totalmente equipado, uma sala de lareira, uma sala externa, um cinema além de um pub e uma adega subterrânea.
Para a área intima, a solicitação foi da divisão em dois blocos, um intimo e outro para hospedes, porem com igual qualidade, principalmente em relação a dimensões, vistas e quanto ao acesso à varanda, alem de uma sala particular.
Sobrepondo as diretrizes programáticas com as condicionantes naturais do terreno, a primeira intenção projetual foi a implantação no formato “L” para o térreo. Essa configuração nos permitiria organizar os diferentes usos e zonas conectando-os no vértice da implantação, onde exatamente deveria se localizar a escada e a cozinha, pois ambos os ambientes teriam estreita relação com os demais. Nessa linha, e devido as restrições de largura do lote, a sobreposição da implantação também funcionaria no pavimento superior, tendo assim as duas alas das suítes conectadas pela escada linear.
Devido ao vasto programa solicitado, quando comparado as dimensões do lote, a escolha por uma linguagem simples, limpa e direta foi a solução encontrada na busca pela harmonia com o entorno existente. Um grande painel em ripas de madeira configura o principal elemento da vista frontal, assim como da lateral e nos fundos, produzindo unidade á todo o volume.
Estruturalmente, toda a residência foi concebida em concreto armado e os principais elementos da composição são a madeira, presente nas fachadas, nas portas e pergolados, o vidro, que ocorre nas grandes esquadrias conectando os espaços sociais da casa e o tijolo cerâmico marrom escuro, com aspecto rústico, que proporciona o aconchego e equilibra desde as áreas externas, como o gourmet até a adega subterrânea.